quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

COMO SURGIU O BARALHO CIGANO


BARALHO CIGANO


Não se tem conhecimento de nenhum baralho criado por ciganos. 

O baralho cigano que se divulga hoje em dia é uma copia do baralho Petit Lenormand, que é uma síntese dos arcanos menores do tarô, com outras imagens, criado por Marie Anne Adelaide Lenormand, famosa cartomante francesa que tinha entre seus clientes Napoleão Bonaparte e sua esposa. Além de cartomante, Lenormand era astróloga, quiromante e numeróloga.

Criou vários baralhos como o Petit Lenormand composto de 36 cartas, sendo 9 cartas de cada naipe de baralho comum, acrescido de uma figura da vida cotidiana e o Grand Lenormand, composto de 52 cartas, sendo 13 de cada naipe. 

Por alguma razão suas escritas e cartas desapareceram logo após sua morte, reaparecendo ao redor de 1893. Previu a ascensão e queda de Napoleão e o seu divórcio de Josephine.

Lenormand, nascida na cidade de Alencon em 1772, perdeu seu pai quando tinha 5 anos e foi enviada a um convento. 
Foi lá que seus poderes de clarividência foram notados primeiramente. 
Em 1786 com 14 anos foi levada a Paris onde gradativamente começou a fazer parte de grupos influentes. Faleceu em 1843, 
foi enterrada no cemitério Pèr Lachaise, deixando uma fortuna de aproximadamente 120.000 francos.

2 comentários:

  1. Queria muito aprender a jogar as cartas ciganas sei alguma coisa,mas percebo que as pessoas que o sabem não ensinam sem cobrar dinheiro. Não se pode dividir o conhecimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é um curso rápido, pois são 36 cartas pra vc aprender, fora as tiragens, toma tempo demais de quem ensina e de quem aprende; realmente é quase impossível alguém ensinar sem cobrar.

      Excluir

obrigado pelo seu comentário!